segunda-feira, 23 de abril de 2018

O “apelo” e a “advertência” aos pais

 O “apelo” e a “advertência” aos pais Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Com o título Apelo aos pais foi editado pelo Centro Espírita Allan Kardec, de Campinas, livro que aborda assuntos como: pais e filhos, jovens, união conjugal, suicídio infantil, adoção, rejeição paterna, dinheiro e outros; autoria de Clara Lila González de Araújo. No prefácio da obra destacamos: "o livro editado pelo Centro Espírita Allan Kardec, de Campinas (SP), enriquece a literatura espírita com análises e reflexões que, sem dúvida, devem merecer a atenção e o estudo por parte dos pais, educadores e colaboradores dos centros espíritas."(1)

A autora Clara Lila comenta que a palavra “apelo”, escolhida como título para a obra citada, “sugere alerta, convocação, urgência, como a chamar os pais, as mães e os filhos, os educadores, os evangelizadores, e demais espíritas, entrevendo suas possibilidades de analisar as contendas familiares e meditar sobre os seus prováveis desfechos.”(1)

Numa época de muitos afazeres e compromissos dos pais, as crianças nem sempre contam com a presença e o apoio direto e continuado de seus responsáveos, daí a oportunidade do “apelo”.

Por oportuno, lembramos que Bezerra de Menezes emprega a palavra “advertência”. Em “Advertência aos pais de família” incluída em A família espírita, este espírito afirma em mensagem de 26/01/1964:

“Patrocinando, pois, um ensaio lítero-doutrinário-evangélico para auxílio às mães e aos pais de família, durante as noites de serão no lar, onde o Evangelho do Senhor e seus benefícios ao indivíduo e à sociedade serão ministrados e examinados, eu o faço no cumprimento dos próprios deveres para com o Consolador [...] Que tão belos serões renovadores do lar e dos corações obtenham êxito na boa educação da infância e dos iniciantes em geral, é o meu desejo. [...] Estas páginas, porém, foram escritas de preferência para os adultos de poucas letras doutrinárias e não propriamente para crianças, visto que para ensinar a Doutrina Espírita aos filhos é necessário que os pais possuam noções doutrinárias, um guia, um conselheiro que lhes norteie o caminho a seguir.”(2)

Entre 2013 e 2014, durante nossa gestão na FEB, foram publicados quatro volumes inéditos de Yvonne do Amaral Pereira: A família espírita, Evangelho aos simples, As três revelações, Contos amigos, que constituem uma série de obras voltada à família, a crianças e jovens e à reunião do Evangelho no lar. Estes livros foram elaborados pela médium entre 1964 e 1971 e contam com mensagens de Bezerra de Menezes. Como Introdução de As três revelações o mesmo orientador espiritual em mensagem de 3/10/1967, comenta: “será bom que o espírita zele por suas crianças, preparando possibilidades futuras para a sua salvaguarda moral-espiritual. Erro será supor que a infância moderna se choque frente à verdade espírita e à transcendência evangélica.”(3)

Yvonne Pereira comenta na apresentação de Evangelho aos simples, que não há a “pretensão de se impor à instrução doutrinária da criança, senão o desejo sincero de auxiliar uma tarefa espinhosa, que está a requerer de cada adepto do Espiritismo atenções urgentes e dedicações ilimitadas.”(4)

O conjunto dessas quatro obras de Yvonne A. Pereira constitui um formidável repositório para utilização em várias situações da difusão dos princípios espíritas, facilmente adaptáveis para diversas faixas etárias e sociais e se enquadrando em distintos contextos para o ensino espírita. A nosso ver, essas obras de Yvonne podem servir de roteiro ou texto básico não apenas para as reuniões com crianças e adolescentes e de Evangelho no lar, mas também em reuniões com adultos, notadamente em ambientes cujo público alvo seja constituído de pessoas mais simples. Emmanuel destaca que: “A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter.”(5)

Realmente, numa época tão complexa, urge o “apelo” e a “advertência” aos pais de família!


Referências:
1) Araújo, Clara Lila González. Apelo aos pais. Campinas: Ed. CEAK. 2018. 278p.
2) Pereira, Yvonne Amaral. A família espírita. Brasília: FEB. 2013. 117p.
3) Pereira, Yvonne Amaral. As três revelações. Brasília: FEB. 2014. 213p.
4) Pereira, Yvonne Amaral. Evangelho aos simples. Brasília: FEB. 2013. 101p.
5) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. O consolador. Questão 110. Brasília: FEB. 2013.

Confira "Mundo Espírita:"

Nenhum comentário:

Postar um comentário