terça-feira, 10 de setembro de 2013

PRESSA EM COLHER


"Então ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude." (Mc: 10, 20)


Ao ser interpelado por um homem rico, quanto ao que deveria fazer para herdar a vida eterna, Jesus deu-lhe resposta óbvia: "Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e a tua mãe."Insatisfeito, o homem alegou que, desde a juventude, vinha se esmerando em vivenciar tais princípios, como se, noutras palavras, dissesse que, até aquele momento, fossem insuficientes para lograr o que pretendia alcançar.

Quantos de nós não somos assim, extremamente apressados em colher o que mal acabamos de semear!

Quantas vidas aquele homem, com certeza, tivera, ignorando por completo as lições que apenas começava a colocar em prática?!

Muitos vivem afastados do caminho reto, por largos e largos anos, e, depois, quando a ele retornam, querem obter resultados imediatos da decisão que postergaram indefinidamente.

A semente, ao ser lançada à Terra, não produz antes de cumprir com todos os estágios que vão da germinação à frutescência.

Toda renovação se apoia no esforço perseverante de quem sabe que mudança íntima não é mera questão de palavras.

Quantas e quantas vezes não desistimos de continuar lutando às vésperas da vitória tão acalentada!

Talvez aquele homem estivesse cansado da austera disciplina que, desde jovem, impusera a si mesmo, tendo interrogado Jesus, na esperança de que lhe descortinasse caminho menos acidentedo para os Cimos... Ledo engano, porém porque, ante a sua pressa em herdar a vida eterna, o Mestre, em complemento à primeira resposta, acentuou: "Vai, vende tudo que tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro no Céu; então vem, e segue-me."Contrariado, ele "retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades."

(Obra: Saúde Mental À Luz do Evangelho - Carlos A.Baccelli/Inácio Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário