segunda-feira, 17 de setembro de 2012
"E A Vida Continua" - Vejam "com a lente certa"!
Lendo as críticas já publicadas na imprensa acerca de "E A Vida Continua...", o mais recente filme de cunho espírita (produção de Oceano Vieira de Melo, com direção de Paulo Figueiredo), em cartaz desde o último dia 14 nos cinemas, e já havendo assistido ao filme, não há como fugir de algumas verdades.
Quem for ao cinema pelo simples prazer de "ir ao cinema", para ver "o ´´ultimo filme espírita que entrou em cartaz", porque "gostou dos outros filmes e quer ver mais um filme sobre espiritismo" talvez saia do cinema ligeiramente frustrado. Provavelmente, muita gente vai deixar de ver o filme por conta da opinião da crítica, extremamente desfavorável ao filme "enquanto produção cinematorgráfica". Talvez, o problema nem seja (totalmente) relacionado a "E A Vida Continua.....", mas á expectativa gerada pelas produções anteriores - primcipalmente "NOSSO LAR", que foi às telas como uma "megaprodução" (que, realmente, consumiu bem mais recursos que as outras), gerando, no público, uma falsa impressão de que todos os filmes de cunho espírita demandam recursos da mesma dimensão - o que não é veddade, conforme prova a cronologia do cinema espírita.
Entretanto, para nós, espíritas iniciantes ou estudiosos mais profundos da Doutrina codificada por Allan Kardec, o filme "E A Vida Continua..." tem seu valor. Nem tanto pelo aspecto cinematográfico, é vedade....Mas, acima de tudo, no aspecto doutrinário, já que aborda, embora (talvez muito) resumidaemtne, temas como a imprtância do perdão, a Justiça Divina no aspecto relacionado à reencarnação, os laços espirituais que unem as criaturas independentemente do parentesco corporal, entre outras questões.
Resumindo, vai um recado aos espíritas e outro aos que não professam a Doutrina. Quem for espírita deve assistir ao filme, independente de questões como elenco, roteiro, produção, fotografia, trilha sonora etc. Que as críticas publicadas na imprensa, com certeza dando maior ênfase a esses aspectos, não desmotivem ninguém que se diga espírita de assistir a esse filme com "olhos de estudioso da Doutrina". Aos que pretendam ver o filme por curiosidade, se nunca tiverem visto outros filmes espíritas, vejam os mais antigos antes. Se gostarem, vejam esse. Se não gostarem, ao menos, não criticarão sem conhecimento prévio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário