quinta-feira, 20 de abril de 2017

ATITUDE MENTAL DO ESPÍRITA



José Herculano Pires

É muito importante a atitude mental do espírita na vida de relação familiar, social e profissional. A bondade, a alegria sóbria, o bom humor, o interesse em ajudar o próximo de qualquer maneira eficiente, o espírito de cooperação desinteressada, a tolerância construtiva, que não se confunde com a transigência inconsciente, a comunicabilidade, a cortesia, a discrição, a sociabilidade e o altruísmo positivo e dinâmico, devem caracterizar o espírita perfeitamente integrado nos ensinamentos doutrinários.

No bom sentido do termo, o espírita deve ser, antes de tudo, um realista, isto é, deve ser mais prático que teórico. Sua bondade, para se tornar objetiva, deve ser exemplificada, para não perder a própria expressão.

É muito bonito, e mais fácil, pregar a bondade, como ora o fazemos. Muito mais bonito, por mais útil, será exercê-la e praticá-la. O Espiritismo precisa de mais ação e menos palavras, para não cair no ramerrão de religiões muito nossas conhecidas, que se esterilizaram quando o intelectualismo começou a suplantar a exemplificação constante das virtudes cristãs.

Ser espírita não é tão fácil quanto parece. Mas aquele que consegue iluminar-se, vive num mundo feliz, porque ama e sabe que o amor suaviza todas as agruras, adoça todas as amarguras, desfaz todas as arestas, encurta os caminhos mais longos e ásperos.

O Espiritismo oferece às criaturas humanas a paz que elas têm procurado em vão. Explica-lhes muitas coisas que sempre foram tidas como misteriosas e indevassáveis aos que têm olhos para ver e não vêem, aos que se deixaram vendar pelos dogmas que exigem a fé com o sacrifício da inteligência e da razão.

O Espiritismo não é uma posição de fé: uma vez compreendido, torna-se uma afirmativa de confiança no amanhã, pela segurança que dá à alma, pela certeza que oferece ao ser humano de ir ao encontro da felicidade, pela compreensão da Vida, pelo conhecimento da razão de ser de muitos problemas humanos e sociais que nenhuma religião, antes dele, conseguiu resolver!

Insista em sua leitura e transforme-a num estudo cuidadoso. Leia sempre mais um pouco. Procure conhecer as obras fundamentais do Espiritismo e o que elas contêm de valioso. É uma doutrina que não tem mistério nem milagres.

O Espiritismo não ilude ninguém, ensina que a felicidade do homem tem de ser obra do próprio homem, que terá de retificar sua orientação na vida, pautando-a em normas evangélicas, segundo os ensinamentos codificados por Allan Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário