quarta-feira, 2 de maio de 2018

ESTUDO: Mediunidade

(Por Fábio Guimarães Gomes)

Mediante a importância do assunto, vamos estudar um pouco sobre noções básicas de mediunidade, tendo como base de estudo o livro dos médiuns de Allan Kardec, isso pelo fato de Kardec ter sido o primeiro a estudar cientificamente sobre a mediunidade e sua importância para evolução do espírito encarnado e desencarnado.

DEFINIÇÕES

Mediunidade: é a faculdade dos médiuns. É importante lembrar que todos os seres humanos tem mediunidade, uma vez que a mediunidade é uma faculdade do espirito. Aos que possuem mediunidade aflorada ou em desenvolvimento, usa-se o termo médium para defini-los devido aos costumes sociais.

Médium: (do latim, medium, meio, intermediário). Pessoa que pode servir de intermediário entre os Espíritos e os homens. (médium é aquele que media entre dois planos de qualquer forma que lhe seja possível essa mediação, podendo ser pela psicografia, psicofonia, desdobramento, sonhos, sonambulismo, vidência, clarividência, clariaudição, outro outras formas de sensibilidades capazes de permitir o intercâmbio entre dois planos.)


ACEPÇÃO RESTRITA:

Em seu uso ordinário, todavia, esse termo tem uma aplicação mais restrita, aplicando-se às pessoas dotadas de um poder mediador suficientemente grande, seja para a produção de efeitos físicos, seja para transmitir o pensamento dos Espíritos pela escrita ou pela palavra.
Na questão 459 de O Livro dos Espíritos, diz que todos somos passíveis de receber a influência dos Espíritos, ainda que sob a forma sutil de intuição. ( São eles os espíritos que nos coordenam a vida. No entanto, há sempre de se considerar a condição do livre-arbítrio pertencente a todos os espíritos encarnados e desencarnados).
O desenvolvimento da mediunidade guarda relação com o desenvolvimento moral dos médiuns? — “Não, a faculdade propriamente dita se radica no organismo; independe do moral. O mesmo, porém, não se dá com o seu uso, que pode ser bom ou mau, conforme as qualidades do médium.” (Allan Kardec).
Podemos entender que a mediunidade, quando tem que se manifestar, ela se manifesta mesmo sem o preparo do médium. É importante que o médium estude e conheça o que está acontecendo com ele para não ser alvo de espíritos ruins.
A aptidão mediúnica de poder servir de “ponte” entre o mundo espiritual e o mundo material está ligada a fatores de ordem orgânica. Essa constatação, que é reafirmada em vários pontos da obra de Kardec, bem como de outros autores espíritas abalizados, passa freqüentemente despercebida à maioria das pessoas, mesmo espíritas, o que acaba inevitavelmente gerando enganos sérios de compreensão e de prática.
Em se tratando de influencias espirituais a decisão final será sempre a do Ser possuidor do livre-arbítrio, sendo a liberdade de escolha. Podemos dizer que: se uma pessoa escolhe seguir o caminho do Bem, com vontade firme e com convicção, este seguira o caminho do bem independentemente de influencias exteriores que o queira levar para outros caminhos. A força maior vem sempre da liberdade de escolha. Outro fator importante é que aquele que faz boas escolhas receberá assistência de espíritos bons para seguir no caminho que escolheu.
Aqueles que melhor buscam os esclarecimentos do Cristo, ou de espíritos bons de ordem superiores, independentemente de suas religiões, são os que melhor vão servir para si mesmos e para o próximo na questão da mediunidade. Isso ajudará com que acorra uma melhor aproximação da felicidade enquanto se evolui no processo da existência e do mandato mediúnico.


Fonte de pesquisa: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário